quarta-feira, 30 de junho de 2010

DIREITOS HUMANOS E GRUPOS VULNERÁVEIS

Integração prática de atuação jurídica interdisciplinar junto aos centros de referência da cidadania da pmjp


O Projeto lançou uma proposta de participação da extensão universitária no cotidiano social nos Centros de Referência da Cidadania (CRC’s) dos bairros Timbó, Mangabeira e Jardim Veneza. A cidade possui outros oito CRC’s, todos vinculados à Prefeitura Municipal de João Pessoa pela Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular da SEDES.

O projeto perpassa a visão dogmática tradicional por visar uma inter/transdisciplinaridade com os Direitos Humanos através de uma intervenção prática e teórica com os participantes dos CRC’s. Além disso, amplia o universo acadêmico por mantê-la em contato com a realidade social da cidade.

Os objetivos do Projeto são mobilizar as comunidades para que se fortaleçam, e assim, se emancipem para construir e lutar pelas demandas físicas/estruturais, culturais, sociais de seus espaços, através da visão e diálogo com os Direitos Humanos e discussões com as instituições públicas da cidade ou do Estado.

Oferecendo oficinas sobre temas sugeridos pela população relacionando-os com os direitos humanos para possibilitar a emancipação dos participantes, tornando-os protagonistas de sua história e construção política de seus espaços.

O grupo de extensionistas procura manter uma formação interna com leituras de Paulo Freire (Relações dialógicas e educação), Psicologia Social, Cidadania e Democracia, etc. Além disso, há um mix de áreas com professores da área de psicologia e uma aluna do curso de serviço social, enriquecendo as reuniões internas com ‘novos’ saberes para uma melhor preparação para o contato com a comunidade nas oficinas.

As oficinas com a comunidade acontecem uma vez por mês com duração de quatro horas, o número de participantes chega a aproximadamente vinte por CRC. As temáticas por serem demandadas pela comunidade variam, por exemplo, em Mangabeira é dialogado o que são as Cooperativas, Associações, Oscips, ONGs, enquanto que no Jardim Veneza é abordado o Acesso à Justiça - temas que os extensionistas e professores tentam transversalizar com os DH’s e a importância da cidadania de uma forma dinâmica e participativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário